A Federação Paulista de Kung Fu Wushu (FPKF)
Constitui-se numa Entidade Estadual de Controle e Administração do Kung fu, fundada pelos mestres que introduziram o Kung fu no Brasil tendo por objetivo: reunir, amparar e colaborar com todos seus filiados no desenvolvimento da modalidade em todo o Estado de São Paulo.

A FPKF foi fundada em 11 de abril de 1989, e hoje se consolida como a maior federação do Pais, em estrutura e organização. A FPKF está filiada à Confederação Brasileira de Kung fu e vinculada ao COB.


Breve Histórico da FPKF

Foi a partir de 1986, que as principais lideranças do Kung fu no Estado de São Paulo começaram a se reunir para discutir a fundação da primeira federação do Pais. Entretanto foi somente em 1989 que aconteceu a fundação da Federação Paulista de Kung fu.

Entre os fundadores da Federação Paulista de Kung fu , estavam os mestres pioneiros que introduziram o kung fu no Brasil nos anos 60.

- O primeiro presidente da FPKF foi Dr. Enio Cuono( gestão 1989 – 1994)
- O segundo presidente foi Mestre Léo Imamura (gestão 1995 – 1998)
- O terceiro presidente foi (reeleito) Mestre Léo Imamura (gestão 1999 – 2001)
- O quarto presidente foi Aparecido Marrera (gestão 2002 – 2006)
- O quinto presidente foi Jairo Figueiredo (gestão 2007 – 2010)
- O sexto presidente foi (reeleito) Jairo Figueiredo (gestão 2011 – 2014)
- O sétimo presidente é (atual) Paulo Di Nizo Filho (gestão 2015 – 2018)

Desde a sua fundação a Federação Paulista de Kung fu vem passando por contínuas mudanças. Considerando que o Estado de São Paulo é o maior centro de praticantes de Artes Marciais Chinesas, por congregar o maior número de associações, atletas e Mestres de kung fu do pais, a FPKF tem a grande responsabilidade, juntamente com as demais Federações de elevar o Brasil ao título de uma das maiores potências das Artes Marciais Chinesas Tradicionais e Desportivas do mundo.

Hoje a Federação Paulista reúne em seu quadro de associados as grandes lideranças e os maiores expoentes do Kung fu do Estado de São Paulo e na América latina.

Seu maior evento que é o Campeonato Paulista já está em sua 26º edição.


O que é Kung Fu?

 

É uma arte marcial chinesa, criada em 525 a.C. Seus movimentos de ataque e defesa foram inspirados na natureza e na observação dos movimentos dos animais. O Kung Fu é dividido em estilos, que variam de acordo com suas características.

Kung Fu, é uma expressão antiga que genericamente no dialeto cantonês, significava "tempo e esforço desprendido numa atividade" ou " grau de perfeição alcançado em qualquer área de atuação" ou ainda "conhecimento profundo de um assunto".

Na década de 70 essa expressão cantonesa, utilizada para chamar as artes marciais chinesas ficou mundialmente conhecida através dos filmes de artes marciais. Entretanto a expressão gramaticalmente correta para designar arte marcial é WUSHU, originária do mandarim (vale lembrar que após 1945, Mao Tsé Tung designou o mandarim como língua oficial chinesa).

Alguém poderia perguntar: por que então foi escolhida a palavra "Kung Fu" e não "KUOSHU" ou "WUSHU" para representar Arte Marcial?

Muito simples: os primeiros imigrantes chineses eram de Cantão, que,como já dissemos, é uma região ao sul da China e litorânea (como Santos, por exemplo). O acesso ao mar por estes imigrantes era mais fácil que para outras regiões da China. Estas pessoas espalharam-se para todo o mundo: Europa, África, Oceania e Américas, para tentar ganhar a vida e ter melhores condições de sobrevivência do que a que possuíam em seu país de origem.

Só eles mesmos compreendiam o idioma chinês, pois era um idioma complicado. Em sua vida diária, sempre reservavam um tempo de lazer para treinar os movimentos de exercícios de lutas que aprenderam na China. Por outras vezes, eram perseguidos por serem de origem oriental e provocados para brigas. Com uma estrutura física geralmente franzina na maioria das vezes, ganhavam lutas com homens maiores do que eles.

Evidentemente, isso causava surpresa aos habitantes locais de qualquer país. Que técnica era essa que um homem tão pequenino podia bater com facilidade em qualquer grandalhão?.


Na sua curiosidade, as pessoas indagavam aos chineses como se chamava essa técnica, essa "coisa estranha" que eles dominavam tão bem. Aí começava a confusão de idiomas. Os chineses queriam explicar que, para saber tais movimentos, era necessário treinar muito, era preciso dedicar algumas horas por dia a essas técnicas, enfim, que era um trabalho árduo, conseguir tal condição física para luta. Então, como não tinham o vocabulário suficiente para conversar, respondiam simplesmente "É KUNG FU" (o que significava: "trabalho intenso para ficar bom nisso, ou simplesmente saber fazer"). e paravam por si. Por outro lado, as pessoas passaram a interpretar que aqueles chineses cantoneses, praticavam uma luta de nome Kung Fu. Portanto foi graças à aqueles primeiros imigrantes do sul da China que o nome Kung fu se espalhou pelo mundo.


Em 1960, chegou em São Paulo o Grão Mestre Chan Kowk Wai, representante do Estilo Shaolin do Norte (Bei Shaolin) e herdeiro de outros estilos como: Louva-deus Sete Estrelas, Garra de Águia, Choy Li Fat, entre outras técnicas.

 

Em 1960, chegou em Santo André/SP o Grão Mestre Chiu Ping Lok, responsável pela criação do estilo Fei Hok Phai, pioneiro da Arte Folclórica Chinesa da Dança do Leão no Brasil e representante da International Dragon and Lion Dances Association Limited.

 


Em 1971, chegou em São Paulo o Mestre Li Wing Kay, representante do Estilo Garra de Águia, (Jen Jiao Fan Tzi).

Em 1979, chegou o Mestre Li Hon Kay representante do estilo Hung Gar e Wing Chun.

Em 1980 o estilo Shen She Chuen começa a ser ministrado no Brasil sob supervisão do Mestre Hu Chao Tien o filho do Mestre Hu Shi Wen.

Fundação das Primeiras Federações no Brasil

Somente em 1989 foi organizado a primeira entidade para dirigir a Arte Marcial Chinesa no Brasil. Foi a Federação Paulista de Kung Fu. A partir de 1990-1991 surgiram outras Federações de Kung Fu (Wushu) tais como as do Estado de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás, Mato Grosso do Sul e outras. Em 9 de maio de 1992 foram reunidas todas as Federações Estaduais para fundar a Confederação Brasileira de Kung Fu.

Hoje somam 23 Federações Estaduais em todo o Brasil, amparadas pela Confederação Brasileira de Kung fu que está vinculada ao COB- Comitê Olímpico Brasileiro, e a International Wushu Federation com sede na China

Rua Henrique Dias, nº137, Ponte Preta, Campinas - SP.

Tel:(19) 3384-5456 / (19) 2117-7203

© 2023 by FPKF.