DOCUMENTOS

SANDA

 

SANDA, assim como em todas as Artes Marciais, o WUSHU também tem regras para competição de combate.

 

A modalidade de Luta do Wushu é chamada de SANDA (散打; literalmente "luta livre") é uma forma chinesa moderna de luta corpo a corpo, um sistema de auto defesa, e um esporte de combate. Esta modalidade de luta possui um regulamento próprio, criado de modo a proteger a integridade física do atleta e permitir que ele desenvolva suas técnicas de modo seguro, onde as regras estão prontas para simular com total precisão o combate real.

 

O trabalho de luta colabora no desenvolvimento dos reflexos corporais e na rapidez de respostas e adaptabilidade, permitindo, em conjunto com outras formas de treinamento, que o praticante adquira autoconfiança e capacidade de trabalho em grupo. É fato que defesa pessoal e luta competitiva são diametralmente opostos, mas, através do trabalho de luta competitiva, são desenvolvidos atributos também necessários às técnicas de autodefesa, sendo simples, direto e efetivo.

 

A prática do SANDA como esporte de combate teve seu inicio em 1990, ano em que o comitê organizador do XI Jogos Asiáticos incluiu o Wushu como esporte oficial de competição. Nesse mesmo ano foi fundada a Federação Internacional de Wushu (IWF) que é encarregada em difundir e dirigir o crescimento do esporte, determinando suas regras.

 

O Sanda é praticado em mais de 95 países tendo como principais forças as seleções da China, Vietnã, Rússia, Irã, Egito e Brasil.

Rua Henrique Dias, nº137, Ponte Preta, Campinas - SP.

Tel:(19) 3384-5456 / (19) 2117-7203

© 2023 by FPKF.